Você já encontrou a voz perfeita pra sua empresa, mas chegou na hora de Escrever o Texto para sua URA e Espera Telefônica e deu aquela travada? Então fica aqui que eu vou te dar o passo a passo para escrever o roteiro ideal da sua URA Humanizada!
Além da voz que se encaixe no perfil do seu negócio, o texto do seu atendimento eletrônico é muito importante! É a primeira impressão pra quem está do outro lado da linha!
E como acertar em cheio na hora de elaborar o texto? Siga essas dicas do pela GT Studio que não vai ter erro!
Primeiro de tudo, mantenha em mente: Objetividade. Pensa comigo... Imagina ligar em uma empresa e demorar 30, 40 segundos ou até um 1 para ouvir a lista de ramais, para depois ser direcionado! Não dá, né?! Sabendo disso, vamos aqui, juntos, passo a passo, fazer o seu texto.
Pra começar, liste todos os ramais, organizando-os por volume de ligações: Quem recebe mais ligações, deve estar em primeiro lugar na sua URA!
Depois, é hora da saudação, que deve ser rápida. O que vai diferenciar é justamente a voz que você escolheu. Opte por algo como "Você ligou para... E o nome da sua empresa", "Olá, nós somos a empresa...", "Seja bem vindo a... e o nome da sua empresa". Algo bem breve, já para direcionar para os ramais.
A lista de ramais, também deve estar de forma objetiva, como por exemplo:
"Se você quer falar com o setor comercial, tecle 1;
Se você precisa de suporte, tecle 2;
mas se você ligou para falar com o setor de contas, tecle 3..." e por aí vai.
E se for o seu caso, você pode colocar uma opção "Ou aguarde na linha para falar com nosso atendente". E se for colocar esse trecho, não deixe de informar ao cliente que ele não precisa fazer nada, só esperar um pouquinho.
Exemplo do texto pronto:
Olá, você ligou para a (nome da empresa).
Se você quer falar com o setor comercial, tecle 1;
Se você precisa de suporte, tecle 2;
mas se você ligou para falar com o setor de contas, tecle 3..."
Ou aguarde para ser atendido.
E no momento em que o cliente vai para a espera? O que ele vai ouvir?
Hoje em dia, esquece aquela musiquinha que só deixava o cliente nervoso. Outra coisa, é que um texto enchendo a bola da sua própria empresa não faz tanta diferença pra quem está do outro lado da linha.
Já que haverá a espera, é interessante que naquele tempo haja algo de mais valor! Existem opções bem legais para tornar esse tempo útil para o cliente e até para você.
Por exemplo, tem um processo na sua empresa em que é imprescindível o cliente ter em mãos um documento, e sempre acontece das pessoas esquecerem, ou demoram para pegar com o atendente em linha. Aproveite o tempo da espera para informar isso, olha só: "Se você for atualizar seu cadastro, tenha seu RG em mãos"...
São várias as possibilidades para que o atendimento seja otimizado para ambos os lados: Além dessas informações que já antecipam ou resolvem pequenos problemas, reforce pontos importantes. Você pode contar sobre uma promoção, pontos novos de atendimento, um recesso da empresa, mudança de procedimento, endereço... E se houver essa opção, conte ao seu cliente que existem algumas questões que ele pode resolver pelo seu site ou aplicativo.
É opcional, mas é aconselhável fazer uma introduçãozinha. Então a mensagem ficaria mais ou menos assim:
"Aguarde só um pouquinho que já falaremos com você. Você sabia que pode emitir segunda via dos seus boletos pelo aplicativo? É simples, basta inserir seu CPF! Baixe nosso aplicativo pelo Apple Store ou Google Store e acesse 'Segunda Via de Boletos' na aba 'serviços online'. E você nem precisa ficar aguardando!".
Viu? Você falou aí de um problema, onde resolver, COMO resolver, e de quebra ainda disseque é simples e que ele não vai ter que esperar! Dessa forma, você economiza tempo, e consequentemente, dinheiro da sua empresa!
Pra fechar, vamos pensar em um textinho para ligações fora de horários de atendimento.
Lembre-se de ser amistoso nessa mensagem e aponte, se houver, um outro canal onde o cliente pode resolver alguns problemas, como um site ou aplicativo.
Exemplo:
Olá! Você ligou para a Empresa X. Infelizmente não há atendentes disponíveis nesse horário. Você pode falar conosco de segunda a sexta, das 09h às 18h ou pode acessar nosso site: www.empresax.com.br, obrigado!
Você pode ainda contar sobre o que ele pode resolver lá no seu site:
“Lá você pode: emitir segunda via do boleto, rastrear o seu pedido, entre muitas outras coisas, de uma forma simples e rápida. Se ainda assim você preferir falar com a gente, esperamos sua ligação durante nosso horário de atendimento! Até lá!".
Perceba que você fala que não vai atender, porém oferece uma possível solução.
Ah! Se você quiser ver alguns modelos prontos de textos para ura e espera, clique aqui e veja vários!
Bom pessoal, é isso. Siga esses passos, encontre a voz da sua empresa com a GT Studio e surpreenda-se! Deixe seus clientes mais satisfeitos com o atendimento da sua URA Humanizada!
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